424 Visualizações 0 Comentários

Como deixar o Google Chrome mais rápido

escrito por em 12 de julho de 2013
 

Você já reparou que o seu navegador ficou lento ao longo do tempo? Plug-ins desnecessários, extensões e até mesmo dados de navegação podem retardar o navegador no rastreamento ou deixar de funcionar. Veja a seguir como resolver esse problema através da desabilitarão de plug-ins e extensões, limpeza de dados do navegador para acelerar a sua utilização.

Desativando Plug-ins

Por padrão, quando você instala o Google Chrome, muitos plug-ins desnecessários são instalados e ativos. Os plug-ins do Chrome ajudam no processo de conteúdos específicos, tais como Flash, Java, Silverght, ou arquivos do Windows Media, mas a maioria deles não é importante para a sua navegação diária. Estes plug-ins podem comprometer o desempenho do Google Chrome, no entanto, você pode desativar os plug-ins que não está usando. Para fazer isso, digite about:plugins na barra de endereço do Chrome e pressione Enter.

plug-ins

OBS: Você pode desativar com segurança cada plug-in, mas aconselhamos que mantenha o Flash habilitado, pois inúmeros sites na web usam o Flash para exibir meus, mostrar vídeos, entre outras ações. Além disso, se você assiste a Netflix no Chrome é necessário que o Silverght Plug-in esteja ativado. Você pode ativar um plug-in sempre que precisar.

A lista de plug-ins instalados é exibida a guia atual, percorra a lista e clique no link Desativar para cada plug-in que você não irá utilizar.

OBS: Os Plug-ins não podem ser apagados ou desinstalados, apenas desativados. Exceto um plug-in que foi instalado como parte de uma extensão e desinstalar a extensão, em seguida, o plug-in é automaticamente removido.

Os plug-ins que você desativou ficarão cinza na lista, e a opção Desativar para cada plug-in que foi desabilitado terá um link Ativar, permitindo que você ative-o novamente quando quiser.

plug-ins 02

Desativando Extensões

As extensões são pequenos programas disponíveis na loja Chrome Web Store que oferece recursos extras e funcionalidades para o Google Chrome. Eles podem ser muito úteis, mas se você instalar várias extensões, a velocidade do navegador pode ser afetada negativamente. E para que isso não aconteça você também pode desabilitar as extensões sem desinstalá-las, sendo assim o navegador ganha um pouco de velocidade.

Algumas extensões, tal como instalar um botão na barra de endereço do Chrome, podem ser rapidamente desativada clicando com o botão direito sobre eles e escolher a opção Desinstalar no menu.

extensao

 

Você também pode instalar aplicativos no Google Chrome, que podem ser acessados na página Nova Guia. Estes também podem ser desativados.

Para acessar sua lista de extensões e aplicativos, clique no ícone de chave inglesa na barra de ferramentas e selecione a opções Ferramentas, depois clique em Extensões a partir do menu chrome://extensions. Você pode desinstalar as extensões com alguns cliques sem precisar acessar à lista, mas nem todas as extensões têm um botão de desinstalar.

Para desativar uma extensão, clique na caixa de seleção Habilitado para a direita do título da extensão na lista, assim feito não será possível visualizar a ação na caixa.

plug-ins 02

Quando a caixa de seleção estiver Desativada, aparecerá a opção de Ativar, quando você precisar.

OBS: Você também pode remover todas as extensões ou aplicativos que você não quer mais utilizar, clicando no ícone de lixeira à direita da caixa de seleção.

Limpando os dados de navegação

Quando você navega na web, o banco de dados no histórico do Chrome coleta URLs e textos em cache para sites que você visitou, histórico de downloads, cookies e outros dados do site e do plug-in. Embora o ponto de partida do bando de dados no histórico e o cache podem acelerar o seu computador, armazenando as coisas localmente em vez de baixar o tempo todos os mesmo dados, às vezes estes podem retardar o desempenho do Chrome.

historico

OBS: Você não deve limpar seu histórico de regularidade para fins de velocidade, como que acaba o propósito de um cache local. Limpe o cache por razões de privacidade!

Existem várias maneiras para limpar seu histórico de navegação, inclusive o histórico completo e histórico de sites específicos.

Limpando todo o histórico de navegação

Para apagar todo o histórico de navegação, clique no ícone de chave inglesa na barra de ferramentas e selecione o item Ferramentas, depois clique em Limpar dados de navegação a partir do menu chrome://settings/clearBrowserData.

OBS: Limpar todo o histórico de navegação impede partidas de exibição quando você começa a digitar URLs na barra de endereços.

limpar

Na caixa de diálogo Limpar dados de navegação, selecione os itens que você deseja limpar e selecione um intervalo de tempo a partir da lista apresentada no menu. Clique em Limpar dados de navegação para apagar os dados selecionados.

Quando a caixa de diálogo Limpar dados de navegação fecha, abre a aba Configurações. Para fechá-lo, basta clicar no X vermelho da guia.

Limpando itens específicos do histórico de navegação

Se você quer excluir o histórico apenas para páginas específicas, clique no ícone de chave inglesa na barra de ferramentas e selecione Histórico a partir do menu chrome://history.

Passe o mouse sobre a página que você deseja remover da lista de histórico e marque a caixa apresentada. Depois de selecionar todas as páginas que você quer excluir, clique em Remover itens selecionados.

remover

Uma caixa de diálogo de confirmação será exibida. Clique em OK, se você tem certeza que deseja remover as páginas da lista de histórico.

Para fechar a aba Histórico, clique no botão X vermelho na guia.

Limpando o histórico de navegação da Nova Guia

A página Nova Guia mostra miniaturas dos sites que você visitou com mais frequência. Você pode limpar o histórico de navegação, removendo essas miniaturas na página Nova Guia. Para remover uma página a partir da página, mova o mouse sobre a miniatura para o site e clique no X que aparece no canto superior direito da miniatura.

OBS: Você pode restaurar a página Nova Guia de miniaturas em branco, limpando todo o histórico de navegação, como mencionado anteriormente.

mais visitados

Você também pode remover uma miniatura da página Nova Guia, arrastando-o para o item Remover do Chrome, o que só mostra uma vez que você ao começar a arrastar a miniatura.

Como limpar o histórico de navegação automaticamente ao fechar o Google Chrome

No início deste artigo, recomendamos desabilitar as extensões que você não usa para acelerar o navegador. No entanto, existe uma extensão que pode ser útil, o Click & Clean. Esta extensão permite que você limpe os dados de navegação automaticamente quando o Chrome é fechado.

Para instalar o Click & Clean, clique neste link e após no botão Adicionar ao Chrome na página web para a extensão.

Click & Clean

Uma caixa de diálogo de confirmação será exibida para se certificar que você realmente deseja instalar a extensão. Ele também informa que você pode escolher o que a extensão pode acessar, bastando clicar em Adicionar para continuar com a instalação.

Depois que o Click & Clean foi instalado, será apresentada uma notificação apontando para o novo botão na barra de ferramentas do Chrome.

Quando você clica no botão Limpar, o menu principal exibe o Click & Clean. Existem muitas ferramentas disponíveis nesta extensão para o Google Chrome manter ou não o histórico de navegação. Os botões de cor cinza no meio do menu, permitem o acesso a mais ferramentas.

Para configurar o Click & Clean para limpar dados de navegação do Chrome ao fechá-lo, clique no botão Opções no menu principal.

opcoes

Para selecionar quais tipos de dados de navegação limpar quando o navegador é fechado, clique no botão Limpar dados privados quando fechar a aba do Chrome na lista à direita. Verifique os itens que deseja que sejam deletados automaticamente ao fechar o navegador.

Para mais informações sobre as opções disponível no Click & Clean, consulte o página Ajuda do site.

pagina

Desejo uma navegação rápida a todos!



Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixe uma resposta