Unders Tech
Como instalar aplicativos Android em seu cartão SD

Sabemos que por padrão, os aplicativos baixados no Google Play são instalados na memória interna do Smartphone com Android, mas poucas pessoas sabem que isso também pode ser feito usando o seu cartão SD. Por isso, preparamos este tutorial de como fazer isso, além de mover quase todos seus Apps para o cartão SD (memória externa). Para seguir os procedimentos, é preciso que seu sistema Android esteja na versão 2.2 ou superior.

Primeiro, teremos que alterar o local de instalação padrão, para isso você precisará usar o ADB ou Android Debug Bridge, utilitário incluído com o Android SDK do Google.

Ativar depuração USB

Vamos começar habilitando a USB debugging no seu dispositivo Android. Abra a tela de configurações, aplicações TAP e Desenvolvimento de seleção.

Toque na caixa USB debugging para habilitá-lo. Isso irá ativar o modo de depuração, permitindo que você mude as configurações no seu dispositivo Android a partir do seu computador. Você pode desabilitar o modo de depuração após a conclusão deste processo.

Instale o Android SDK

Agora baixe e instale o Android SDK do Google no seu computador, clique aqui para baixar. Se você não tiver Oracle Java JDK instalado no seu computador, você terá que fazer o download clicando aqui e instalá-lo antes de instalar o Android SDK.

Depois de ter instalado tanto o JDK e Android SDK, inicie o Gerenciador SDK a partir do menu Iniciar.

O utilitário ADB não é instalado por padrão. Ele está incluído no SDK do Android SDK Platform-tools – selecione este pacote e clique no botão Instalar para fazer o download e instalá-lo.

Após a conclusão do processo, conecte o Smartphone Android em seu computador com o cabo USB. O Windows deve localizar o dispositivo e instalar os drivers apropriados automaticamente. Se isso não acontecer, você pode ter que baixar e instalar os drivers apropriados do fabricante do dispositivo do Android.

Usando o ADB

Abra uma janela do Windows Explorer e navegue até o  android-sdk\platform-tools. No Windows, você vai encontrar essa pasta em C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools por padrão. Verifique C:\Program Files\Android\android-sdk\platform-tools  se você estiver usando uma versão de 32 bits do Windows.

Inicie uma janela do prompt de comando nessa pasta pressionada e segure o botão Shift, botão direito do mouse na pasta e selecionando “Abrir janela de comando aqui”.

Execute o comando adb devices e você deverá ver o seu dispositivo Android conectado.

Execute o seguinte comando para definir o local de instalação padrão para o cartão SD:

  • adb shell pm setInstallLocation 2

 

Depois, se você quiser reverter essa mudança e instalar aplicativos para o armazenamento interno, por padrão, execute este comando:
  • adb shell pm setInstallLocation 0

O número “0″ representa o armazenamento interno do seu dispositivo, (o padrão). O “2″ representa o armazenamento externo, que se trata de um cartão SD ou memória USB.

Movendo Apps para SD Card

Apps que se recusaram a deixar o seu sistema de armazenamento podem ser movidos para o armazenamento externo. Por exemplo, abaixo você vai ver duas imagens do app Slacker Radio. Antes da mudança ser feita, o botão Mover para USB de armazenamento foi desligado. Após a alteração foi feita, o botão está habilitado e o aplicativo pode ser movido.

Para mover um aplicativo para o cartão SD, abra a tela Definições, toque em Aplicativos, Aplicativos e selecione Gerenciar. Selecione o aplicativo que você deseja mover e clique no botão Mover em sua tela de detalhes.

Obs:

Alguns aplicativos não deve ser instalado no seu cartão SD e deve permanecer instalado no armazenamento interno. O armazenamento externo não está disponível quando o seu dispositivo Android não estabelece conexão via USB em seu computador, para aplicativos que permanecem em execução deve ser deixado em seu armazenamento interno.

Após seguir estas instruções, deixe-nos um comentário sobre como essa ferramenta funciona e o que você achou desta modalidade. Você conhece um metodo mais fácil para armazenar seus aplicativos numa memória externa?

 


Tags: , , , , , ,


Postado em: Android, Aplicativos, Celulares, Downloads, Geral, Sistemas Opercionais, Tutoriais

Compartilhe:


  • Weslem Silva

    No meu aparece escrito
    error device not found toda a vez me ajuda pf