5472 Visualizações 27 Comentários

Como instalar aplicativos Android em seu cartão SD

escrito por em 27 de maio de 2012
 

Sabemos que por padrão, os aplicativos baixados no Google Play são instalados na memória interna do Smartphone com Android, mas poucas pessoas sabem que isso também pode ser feito usando o seu cartão SD. Por isso, preparamos este tutorial de como fazer isso, além de mover quase todos seus Apps para o cartão SD (memória externa). Para seguir os procedimentos, é preciso que seu sistema Android esteja na versão 2.2 ou superior.

Primeiro, teremos que alterar o local de instalação padrão, para isso você precisará usar o ADB ou Android Debug Bridge, utilitário incluído com o Android SDK do Google.



style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
data-ad-client="ca-pub-3188981085365873"
data-ad-slot="5319547178">

Ativar depuração USB

Vamos começar habilitando a USB debugging no seu dispositivo Android. Abra a tela de configurações, aplicações TAP e Desenvolvimento de seleção.

Toque na caixa USB debugging para habilitá-lo. Isso irá ativar o modo de depuração, permitindo que você mude as configurações no seu dispositivo Android a partir do seu computador. Você pode desabilitar o modo de depuração após a conclusão deste processo.

Instale o Android SDK

Agora baixe e instale o Android SDK do Google no seu computador, clique aqui para baixar. Se você não tiver Oracle Java JDK instalado no seu computador, você terá que fazer o download clicando aqui e instalá-lo antes de instalar o Android SDK.

Depois de ter instalado tanto o JDK e Android SDK, inicie o Gerenciador SDK a partir do menu Iniciar.



style="display:inline-block;width:336px;height:280px"
data-ad-client="ca-pub-3188981085365873"
data-ad-slot="5474324378">

O utilitário ADB não é instalado por padrão. Ele está incluído no SDK do Android SDK Platform-tools – selecione este pacote e clique no botão Instalar para fazer o download e instalá-lo.

Após a conclusão do processo, conecte o Smartphone Android em seu computador com o cabo USB. O Windows deve localizar o dispositivo e instalar os drivers apropriados automaticamente. Se isso não acontecer, você pode ter que baixar e instalar os drivers apropriados do fabricante do dispositivo do Android.

Usando o ADB

Abra uma janela do Windows Explorer e navegue até o  android-sdk\platform-tools. No Windows, você vai encontrar essa pasta em C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools por padrão. Verifique C:\Program Files\Android\android-sdk\platform-tools  se você estiver usando uma versão de 32 bits do Windows.

Inicie uma janela do prompt de comando nessa pasta pressionada e segure o botão Shift, botão direito do mouse na pasta e selecionando “Abrir janela de comando aqui”.

Execute o comando adb devices e você deverá ver o seu dispositivo Android conectado.

Execute o seguinte comando para definir o local de instalação padrão para o cartão SD:

  • adb shell pm setInstallLocation 2

 

Depois, se você quiser reverter essa mudança e instalar aplicativos para o armazenamento interno, por padrão, execute este comando:
  • adb shell pm setInstallLocation 0

O número “0” representa o armazenamento interno do seu dispositivo, (o padrão). O “2” representa o armazenamento externo, que se trata de um cartão SD ou memória USB.

Movendo Apps para SD Card

Apps que se recusaram a deixar o seu sistema de armazenamento podem ser movidos para o armazenamento externo. Por exemplo, abaixo você vai ver duas imagens do app Slacker Radio. Antes da mudança ser feita, o botão Mover para USB de armazenamento foi desligado. Após a alteração foi feita, o botão está habilitado e o aplicativo pode ser movido.

Para mover um aplicativo para o cartão SD, abra a tela Definições, toque em Aplicativos, Aplicativos e selecione Gerenciar. Selecione o aplicativo que você deseja mover e clique no botão Mover em sua tela de detalhes.

Obs:

Alguns aplicativos não deve ser instalado no seu cartão SD e deve permanecer instalado no armazenamento interno. O armazenamento externo não está disponível quando o seu dispositivo Android não estabelece conexão via USB em seu computador, para aplicativos que permanecem em execução deve ser deixado em seu armazenamento interno.

Após seguir estas instruções, deixe-nos um comentário sobre como essa ferramenta funciona e o que você achou desta modalidade. Você conhece um metodo mais fácil para armazenar seus aplicativos numa memória externa?

 

Comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 24 de novembro de 2014 em 23:48

    Boa noite Willians, segui os procedimentos conforme descrito, mas acontece o mesmo que um usuário reportou anteriormente, que dá erro de que não reconhece o comando “setInstallLocation”, e vi que respondeu sobre a versão do Android ser superior a 2.1, mas acontece que no meu caso estou tentando fazer a alteração num Sony Xperia M Dual Chip com Android 4.3, tem alguma idéia do que posso fazer para resolver isso? Preciso muito poder mudar os apps para o cartão, vive entupindo a memória interna…. Grato!

    Responder

    • 24 de novembro de 2014 em 23:56

      Na verdade, li as opções de comandos disponíveis no próprio prompt após o erro, e notei que no meu caso deveria mudar o comando para o seguinte: “adb shell pm set-install-location 2″, colocando hifens entre o comando e deixando tudo em minúsculo (importante frisar isso, pois não funcionou com as iniciais em maiúsculo como copiei do seu exemplo. Agora, aparece outro erro: “[FXN.ASD]Error: App2Sd is not supported in this device. Drop change request.”
      Aí já não faço idéia do que fazer, pois tenho bons conhecimentos sobre informática mas quase nada sobre os detalhes do Android, se tiver alguma dica, ficarei muito feliz. Abraço!


  • Priscila
    8 de agosto de 2014 em 9:59

    Bom dia, gostaria de saber sobre o Java qual deles devo escolher. Quando clico no link disponibilizado por vocês abre uma gama de opções. Meu pc tem windows 8 e roda 64 bits. Inicialmente instalei a primeira opção do Java para windows x64, baixei o sdk e quando abri o zip pra instalar o arquivo ele dá um erro dizendo: Não foi possível criar a pasta adt-bundle-windows-x86_64-20140702\sdk\tools\lib\monitor-x86\features\com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature_23.0.2.1259578\META-INF\maven\adt.group\com.android.ide.eclipse.hierarchyviewer.feature .O nome do arquivo ou a extensão é muito grande. O que faço nesse caso? Grata pela atenção.

    Responder

  • 7 de maio de 2014 em 17:35

    Olá Lucas, seja bem vindo ao Unders Tech!

    Para baixar o JDK para versão de 32 Bits do Windows XP, acesse este link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

    Escolha a versão mais atual do aplicativo, sendo a versão 7u1, mas por questão de compatibilidade com alguns programas você pode baixar a versão 6.29.

    Aceite os termos para realizar o download e para a versão do Windows 32 bits, e escolha o link que possui o termo Windows x86.

    Obrigado pela visita em nosso portal!

    Responder

  • Lucas Franco
    6 de maio de 2014 em 22:13

    Olá, Gostaria de saber qual o arquivo certo para instalar o JDK?? Meu PC é Windows XP 32 Bits. O site tem varios arquivos, não sei qual o download certo!!

    Responder

  • Igor Matheus
    21 de abril de 2014 em 9:31

    não consigo baixar oooo jdk, o meu windows é 32 bits e no site java só tem para baixar 64 bits e 86

    Responder

  • Weslem Silva
    14 de abril de 2014 em 21:40

    No meu aparece escrito
    error device not found toda a vez me ajuda pf

    Responder

  • 20 de fevereiro de 2014 em 19:08

    Boa noite Josineison. seja bem vindo.

    Neste caso, recomendo que você prossiga com as instruções do tutorial a seguir: http://understech.com.br/conheca-5-maneiras-de-liberar-espaco-em-seu-android/

    Responder

  • 20 de fevereiro de 2014 em 18:35

    Olá Stephen, seja bem-vindo.

    O procedimento deste tutorial mostra como move todos os aplicativos instalados (antes de prosseguir o tutorial) em seu dispositivo para o cartão microSD (o aplicativo Slacker Radio foi usado como exemplo para você ver como movê-lo para o cartão microSD).. Porém, toda vez que você quiser instalar um aplicativo no cartão de memória, deverá conectar o smartphone ou tablet Android no computador via cabo USB.

    Já os itens como widgets, launchers, papéis de parede animados será instalado na memória do dispositivo.

    Você pode mover normalmente o aplicativo do Facebook, WhatsApp e outros para o cartão de memória, mas ele deverá ser instalado primeiro na memória interna.

    Espero ter ajudado.

    Responder

  • 20 de fevereiro de 2014 em 18:12

    Olá Stephen, seja bem-vindo.

    O Slacker Radio move todos os aplicativos instalados (antes de prosseguir o tutorial) em seu dispositivo para o cartão microSD. Porém, toda vez que você quiser instalar um aplicativo no cartão de memória, deverá conectar o smartphone ou tablet Android no computador via cabo USB.

    Já os itens como widgets, launchers, papéis de parede animados será instalado na memória do dispositivo.

    Você pode mover normalmente o aplicativo do Facebook, WhatsApp e outros para o cartão de memória, mas ele deverá ser instalado primeiro na memória interna.

    Espero ter ajudado.

    Responder

  • Josineison Rocha
    20 de fevereiro de 2014 em 14:08

    Olá willians, fiz o procedimento em me S3 mini mas não aparece nem se quer o botão mover para.

    Responder

  • 24 de janeiro de 2014 em 15:29

    Olá Willians, fiz e refiz os procedimentos todos conforme orientado, meu celular é um SII GT7273T Duos TV. Quando estou da tela do prompt, aperto adb.exe, e em seguida quando coloco adb shell, aparece a seguinte mensagem: “device unauthorized. please check the confirmation dialog on your device”, sendo que já tentei de todas as formas e não consigo autorizar o acesso, nem mesmo aparece a caixa de diálogo no aparelho. Alguma sugestão?

    Responder

  • 15 de janeiro de 2014 em 23:35

    Seja sempre bem vindo Eduardo.

    Neste caso, recomendo que você instale o seguinte aplicativo em seu Optimus L3: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.a0soft.gphone.app2sd&hl=pt_BR

    Este aplicativo serve para passar apps do seu celular para o seu cartão SD.

    Com o aplicativo já instalado, execute-o e será exibida uma tela de apresentação do mesmo. Para sair desta tela, toque no botão de voltar de seu smartphone e aceite o termo de uso.

    Toque no ícone cartão de memória que aparece, em seguida, será exibida uma mensagem para mover para a seção de armazenamento. Dê um toque na mensagem e depois em mover para memória interna. É hilário, mas clicando em mover para a memória interna o aplicativo será movido para o cartão SD.

    Se você tiver alguma dificuldade, volte e deixe a sua dúvida novamente. Ficarei muito feliz em ajudá-lo.

    Responder

    • Stephen Schreiner
      19 de fevereiro de 2014 em 1:58

      Olá Willians!
      Teria como você explicar um pouco melhor o funcionamento desse app?
      ele move qualquer app do celular para o cartão? tipo facebook, whatsapp entre outros que na teoria só ficam na memória do celular?

      no uso deste aplicativo eu só estou conseguindo mover os que já era “movíveis” pelo sistema…

      Obrigado! :)


  • Eduardo
    15 de janeiro de 2014 em 11:43

    Olá Willians, tentei o procedimento com meu LG Optimus L3 E400 (Android 2.3.6), mas após todas as instalações (JDK e SDK) finalizarem corretamente, executo o adb.exe conforme descrito e meu telefone não aparece, somente o texto “List of devices attached”. Não deve ser problema com a conexão USB, pois se escolho “Armazenamento USB” o sistema consegue localizar os drivers E e F no telefone. Quando escolho a conexão “Software de PC” e habilito a depuração USB, aparece o “bugzinho” na tela do telefone mas mesmo assim o adb devices não enxerga o telefone. Cheguei a instalar o SDK Platfrom para Android 2.3.3 (API 10) mas o problema continua. O que pode estar acontecendo? Grato!

    Responder

  • 24 de dezembro de 2013 em 0:10

    Yuri, neste caso você deve navegar no painel de controle do seu computador, dê um clique duplo em Sistema, e na barra localizada no lado esquerdo clique em Gerenciador de Dispositivos.

    Em seguida, será aberta automaticamente uma janela com uma lista de dispositivos de hardware instalados em seu computador. Aqui, você deve consultar o item Controladores USB e Dispositivos Portáteis. Se exibir um triangulo com um ponto de exclamação, significa que o driver não foi instalado ou atualizado.

    Caso não apareça o ponto de exclamação em Controladores USB e Dispositivos Portáteis, você pode ficar tranquilo porque os drivers estão instalados devidamente.

    Para que eu possa auxiliá-lo da melhor maneira possível sobre outros procedimentos, preciso saber qual é o modelo e fabricante do seu aparelho.

    Aguardo o seu retorno. Ficarei muito feliz em poder ajudá-lo.

    Atenciosamente,

    Willians Santos

    Responder

  • Yuri
    22 de dezembro de 2013 em 23:53

    no meu caso, o pc não atualizou o meu celular automaticamente poderia me dizer onde baixar os drivers ?, ou me mostrar como ter certeza se os drivers então estalados, caso eu esteja engano,
    e por último poderia me dizer se esse procedimento funciona em uma copia ?

    Responder

  • Jemima
    16 de dezembro de 2013 em 19:46

    Sou muito burra, não consigo instalar.

    Responder

  • caio
    13 de dezembro de 2013 em 20:13

    ola no meu da Error: unknown command ‘setInstallLocation’

    Responder

    • 13 de dezembro de 2013 em 22:57

      Caio, este erro aparece na versão 2.1 do Android, pois esta versão não existe esse comando. Para seguir este procedimento, você deve atualizar o seu Android para a versão 2.2 para mudar o local de instalação padrão.


  • 18 de novembro de 2013 em 16:02

    Olá Thiago,

    Pelo que eu entendi, na memória interno do seu celular tem uma partição, a primária possui 512MB a partição 2GB. Para que os aplicativos sejam instalados no seu cartão de memória, você deve escolher SD de 32GB.

    Recomendo que você faça o procedimento novamente com muita cautela, se não funcionar deixe a sua dúvida aqui, ficarei muito feliz em poder ajudá-lo.

    Agradeço a sua visita, volte sempre! Um grande abraço.

    Responder

  • Thiago
    17 de novembro de 2013 em 18:50

    Ola segui todo o procedimento, ms não deu certo, o meu celular tem três dispositivos de armazenamento, no caso o interno de 512 mb, depois outro interno de 2gb e mais o meu sd externo de 32gb, fazendo esse procedimento ele instala tudo no sd interno de 2g e nao no sd externo de 32gb, o que devo fazer?

    Responder

  • Mariana
    9 de novembro de 2013 em 19:18

    Funciona na rom jelly bean???

    Responder

Deixe uma resposta