13736 Visualizações 163 Comentários

Como reinstalar o sistema operacional Android Oficial do seu Tablet ou Smartphone

escrito por em 17 de janeiro de 2014
 

ATENÇÃO: Devido a grande quantidade de solicitações de suporte em smartphone e tablets, criamos um método acessível para você! Acesse à página Suporte Unders Tech e deixe um novo tópico de discussão, assim que possível responderemos a sua dúvida. Ficaremos felizes em recebê-los!

Um dos melhores tutoriais aqui no Unders Tech é o como fazer reset em seu smartphone ou tablet com Android. E nos últimos meses recebi inúmeras solicitações de suporte desta natureza. Hoje eu quero ensinar a vocês como reinstalar o sistema operacional Android Oficial do seu Tablet ou Smartphone, a pedido do nosso leitor Geremias que tentou instalar um ROM personalizada em seu Galaxy Note 2, onde resultou em diversos problemas no sistema.

Outro problema que muitos usuários enfrentam ao instalar uma ROM não-oficial é o travamento do sistema na tela inicial ou uma mensagem de erro da figura do Android, apresentando ser invalida, como aconteceu com o nosso leitor Alexandre Sato.

Neste tutorial você saberá tudo o que deve fazer para formatar ou reinstalar a versão oficial do sistema operacional Android em seu dispositivo. O processo de reinstalação no Android é diferente como fazemos normalmente com o Windows.

ATENÇÃO: Todas as informações pessoais que estiverem no aparelho serão apagadas, tais como configurações, arquivos de imagens, vídeos, músicas, bem como seus dados registrados no sistema.

IMPORTANTE: Lembrando sempre que, os tutoriais publicamos no Unders Tech, devem ser seguidos por conta e risco do usuário. Não nos responsabilizamos por danos no aparelho.

Então leia com muita atenção as instruções a seguir para ocorrer tudo perfeitamente.

1º Passo

- Baixe e extraia/descompacte o arquivo img da ROM (em arquivo ISO);

- Baixe a ferramenta PhonenixCard (faça download aqui). Esta ferramenta é muito importante para prosseguir com a reinstalação do Android Oficial de seu dispositivo. O PhonenixCard tem uma interface de usuário simples.

Veja uma demonstração da interface na imagem abaixo: PheonixCard

- Caso você não possua um descompactador instalado em seu computador, baixe e instale o WinRar. (faça download aqui).

2º Passo

Primeiro, formate o cartão de memória (microSD), em seguida, seleciona o arquivo ISO compatível ao seu dispositivo Android. Note que para cada Tablet ou smartphone há um arquivo ISO diferente. Veja uma lista na tabela abaixo:

Modelos de Tablets e Smartphones
Link para download
BSNL Penta (Todos os modelos) Baixar
Domo Slate (Todos os modelos) Baixar
Micromax Funbook Talk P350 Baixar
Micromax P300 Baixar
Micromax P275 Baixar
Micromax P255 Baixar
HCL ME U1 Baixar
HCL ME Y2 Baixar
UbiSlate 7C+ Baixar
Samsung Galaxy S3 Baixar
Samsung Galaxy Note 2 Baixar

P.S: O arquivo ISO, que é usado para o memory stick tem cerca de 900 MB de tamanho e tablets diferenciados precisam de um software específico para efetuar Flashing/ reinstalação do Android. Para seguir os seguintes passos, recomendo que você utilize um adaptador de memória, ao invés de usá-lo em seu dispositivo.

3º Passo

Recomendação: Este procedimento irá apagar todos os seus dados e arquivos salvos no cartão de memória, bem como na memória interna do aparelho. Por isso recomendamos que faça backup de seus dados, caso você queira. Para fazer isso, leia o tutorial como fazer backup e restauração do Android com o Titanium Backup.

Abra a ferramenta PhonenixCard, em seguida,  vá até a barra disk e selecione a unidade do cartão de memória, no item Img File está localizado o Firmware instalado em seu aparelho. Em seguida, clique em Format to Normal e aguarde a conclusão do processo de formatação. Quando finalizar aparecerá uma janela pop up com a mensagem Format to Normal Mode Success! , basta clicar em Ok.

4º Passo

Selecione arquivo img da ROM de seu dispositivo no item Img File, em seguida, clique em Burn e aguarde a conclusão do processo de instalação. Agora, você tem que alterar o modo de inicialização do dispositivo, já que a ROM oficial foi instalada no cartão de memória.

Coloque o cartão de memória em seu aparelho e ligue-o. Aguarde o processo flash completar (barra verde que aparecerá na tela), em seguida, o robô Android vai aparecer na tela e depois de alguns segundos o sistema operacional irá iniciar normalmente.

Como muitas pessoas têm pedido mais tutoriais de instalação de ROM, recomendo que você deixe-nos detalhes do seu aparelho em nossa comunidade do Google+ aqui.

A ROM Oficial do seu tablet ou smartphone não está listada na tabela acima? Deixe um comentário informando o nome da fabricante e modelo de seu dispositivo.

ATENÇÃO: Devido a grande quantidade de solicitações de suporte em smartphone e tablets, criamos um método acessível para você! Acesse à página Suporte Unders Tech e deixe um novo tópico de discussão, assim que possível responderemos a sua dúvida. Ficaremos felizes em recebê-los!


Os melhores links da semana no Ocioso

Quanto tempo você gasta por dia no smartphone?

Criada prótese que permite sentir

Esse Dell Vostro é um ótimo notebook e excelente para você executar jogos.